Bahia: Amauri Teixeira explica medidas e investimentos para combater efeitos da seca Deputado Amauri Teixeira (PT-BA) -

Bahia: Amauri Teixeira explica medidas e investimentos para combater efeitos da seca
Deputado Amauri Teixeira (PT-BA) -

Parlamentares do Nordeste defendem a criação do PAC do Semiárido para beneficiar região devastada.


A Casa Civil do Estado da Bahia anunciou que a estiagem enfrentada em 158 municípios pode ser a mais forte dos últimos 30 anos. De acordo com o órgão, o Governo da Bahia está tomando medidas para acabar com o problema, como a assinatura de convênio com o Ministério da Integração, no valor de R$168 milhões.
Além disso, parlamentares do Nordeste estão defendendo a criação do PAC do Semiárido, como explica o deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA). “Essa seca mostrou a fragilidade da região para conviver com este fenômeno conhecido e repetido. Essa foi a maior seca dos últimos 50 anos, trouxe graves prejuízos ao nordeste, trouxe o empobrecimento com agricultor há mais de três anos sem colheita e criador reduzindo o rebanho para menos de 50%. A Bahia, em especial, mostrou sua fragilidade para armazenar recursos hídricos” disse.
O petista afirmou que outra medida para combater a seca no nordeste é a construção de açudes. “Na Bahia temos que ter pelo menos cinco grandes açudes. Precisamos de mais adutoras usando água do rio São Francisco, inclusive a principal delas, garantiria a sustentabilidade de abastecimento da região de Jacobina, da região do Senhor do Bonfim e, também de Sisal. A ideia é integrar as regiões através da adutora, alimentando este conjunto de municípios que ficam por essas regiões” comentou o parlamentar.
Amauri disse que ainda se está pleiteando a integração entre rios e bacias, para gerar mais água pelos afluentes que banham os municípios. “A Bacia do São Francisco com a de Itapicuru Mirim, que é um rio muito importante para o Estado, pois banha 146 municípios, além da bacia do Jacuípe, que corta todo o semiárido. Essa integração pode fazer com que os rios e seus afluentes possam abastecer de água a maior parte da Bahia” argumentou.
(Janary Damacena—Portal do PT)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidatos a vereador do PDT em Eunápolis estão com Robério Oliveira

ENEM- Inscrições até dia 19 de Maio Provas em 5 e 12 de Novembro

SEMINÁRIOS DE PROJETO