Mulheres entram para a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda



Já estão eleitas para a nova direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba Maria Auxiliadora, da Confab Tubos, e Maria Madalena, da Gerdau. Elas são as novas diretoras do Departamento da Mulher, implantado pelo sindicato com a reforma do estatuto e implantação do sistema de CSEs (Comitês Sindicais por Empresa).
A medida é vista como comemoração entre militantes da CUT, central sindical que realiza um amplo trabalho de combate às diversas formas de preconceito.
A secretária da Mulher da FEM/CUT-SP, Andréa Ferreira de Souza, metalúrgica do ABC, esteve presente em Pinda e parabenizou as trabalhadoras pela disposição de atuar no movimento sindical.
“Tendo mulher na direção é uma forma de trazer a realidade da mulher de dentro da fábrica para o sindicato. Elas precisam levar a demanda das mulheres para o movimento. E mais do que isso, a presença das mulheres na direção mostra que sindicato também é lugar de mulher e mostra para as mulheres metalúrgicas a importância delas se interessarem pela luta sindical e isso mostra o quanto o sindicato está preocupado com a sua base.”
Outros temas também tiveram atenção especial na reforma do estatuto da entidade. Entre outras funções, foram criados os departamentos de Política Social, Juventude e Promoção da Igualdade Racial. Além disso, foi criado um departamento específico para a Saúde e outro para a Segurança e Meio Ambiente.
O presidente interino do sindicato, Renato Marcondes, o “Mamão”, ressaltou a importância dessas ações para o movimento sindical. “Fico muito feliz de ver que agora temos mulheres, mais jovens e mais negros participando da direção do sindicato, se interessando pelas ações coletivas e intensificando a luta contra o preconceito, contra a discriminação. Toda a sociedade ganha com isso. São temas que têm que estar em pauta.”
O atual presidente, Romeu Martins, está licenciado do cargo em função de sua pré-candidatura a vereador nas eleições municipais deste ano.
Fonte : Diário de Taubaté

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidatos a vereador do PDT em Eunápolis estão com Robério Oliveira

ENEM- Inscrições até dia 19 de Maio Provas em 5 e 12 de Novembro

SEMINÁRIOS DE PROJETO