sábado, 7 de abril de 2012

Home » Notícias

Universidade Federal em Teixeira de Freitas terá cursos da área de saúde

michele 5 de abril de 2012 0
Membros da Comissão Pró-Universidade em reunião.
TEIXEIRA DE FREITAS – A comissão local de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsba), em Teixeira de Freitas, voltou a se reunir no final da tarde desta quarta-feira, 4 de abril, na Câmara Municipal de Vereadores, para discutir os avanços da comissão durante o processo de instalação do campus.
A boa notícia, dada por João Bosco, presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), foi o anúncio da inclusão dos cursos da área da saúde no município. João Bosco, foi comunicado pelo Ministério da Educação no dia anterior e comemorou bastante, já que a previsão futura é a introdução, também, do curso de medicina.
banoticias.com.br
Secretário de Educação Professor Daniel
Farão parte da grade, os cursos de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, farmácia, bioquímica e medicina.
A decisão da permanecida da sede em Itabuna, contribuiu para a inclusão dos cursos em Teixeira de Freitas, além de toda intermediação feita pela comissão local, que com dados da atualidade subsidiaram junto ao MEC, a implantação dos cursos.
A comissão local é formada por diferentes segmentos da sociedade teixeirense, e faz parte da comissão de implantação da Ufesba, presidida pelo vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Luiz Rogério Bastos Leal, criada a partir de discussões feitas no dia 26 de agosto em Teixeira de Freitas, com as presenças do pró-reitor Ronaldo Crispim Barros e do reitor Paulo Gabriel Soledade, da Universidade Federal do Recôncavo (URFB).
Sulbahianews/Uinderlei Guimarães
Dr. João Bosco Bittencourt
João Bosco teve uma participação significativa nessa conquista. Durante a visita do governador Jaques Wagner ao Extremo Sul, ele que já tinha feito várias viagens a Salvador, teve uma longa conversa com o governador e pediu a intervenção do chefe do executivo estadual, e auxílio do secretário Estadual de Saúde Jorge Solla. Até então a decisão da vinda dos cursos ainda não tinha sido tomada, dias depois, após a volta do governador a Salvador, o MEC optou pela implantação dos cursos da área de saúde na cidade.
“Isso é algo de uma importância muito grande, porque desde que anunciou a implantação da Universidade, nós tomamos a iniciativa de reivindicar os cursos na área da saúde, almejando o curso de medicina, evidente que ele não virá primeiro, mas os demais criarão condições para implementação da medicina na grade de cursos aqui em Teixeira de Freitas”, comentou João Bosco.
Ainda de acordo com João Bosco, um dos pontos fundamentais com o processo de implantação da Ufesba, será a vinda de colégios de ensino médio para preparar os alunos da região facilitando a busca por vagas na Universidade Federal do Sul Bahia, “ os estudantes da região serão beneficiados com possibilidade de sua fixação na terra natal”, disse.
João Bosco ainda expôs ao governador a importância da ampliação da BR 101 e o funcionamento do aeroporto, para ele duas questões fundamentais e estratégicas para o desenvolvimento da cidade. Ele também citou o avanço referente a área que receberá o campus na cidade.
Vereadores Netinho, Edinaldo Rezende e Sec. de Educação Daniel
Ainda durante a reunião desta quarta, a comissão também iniciou uma discussão referente ao processo de doação da área, que deve atender aos parâmetros propostos pelo MEC. João Bosco disse que comissão fará uma sugestão para que a área faça parte do Plano Diretor Urbano, garantindo um desenvolvimento sustentável na cidade, sendo indutora de crescimento.
João Bosco também adiantou que com o anúncio dos cursos, já se pode iniciar as discussões sobre residência médica; a residência evitará que médicos não sejam formados e designados para outras cidades. “Já colocaremos em debate com os colegas a importância de se trazer a residência médica, para quando chegar o curso de medicina já estarmos preparados, ou até mesmo acelerando o processo de implantação do curso”, declarou.
Ainda de acordo com ele esta foi apenas uma etapa vencida, “temos muito ainda o que trabalhar, o curso de medicina é e será um avanço muito grande, não apenas pelo que ele representa, mas pela importância que o curso terá no desenvolvimento social da região. Os cursos darão uma melhor compreensão na área da saúde para a cidade e região. E a comissão continua trabalhando”, ressaltou o presidente do PT.
Sonho antigo
A implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia em Teixeira é um sonho antigo. Dentre as lideranças do município, João Bosco, por exemplo, foi um dos que levantaram a bandeira pela UFESBA, em 2004. Mas sua preocupação com relação a educação de nível superior já se manifestava em 2002, quando a Bahia possuía apenas uma Universidade Federal, enquanto Minas Gerais já tinha 13 em 2002. O que, segundo ele, representava a falta de compromisso dos gestores passados com o estado baiano, que tinha um dos Índices de Desenvolvimento Humanos (IDH), mais baixos do país. “A Bahia estava esquecida no que diz respeito a questões de ensino superior”, destacou.
Tudo teria começado, durante a campanha de João Bosco para prefeito em Teixeira de Freitas. Em um palanque juntamente com o atual deputado federal Zezéu Ribeiro e o governador Jaques Wagner, que na época ainda ocupava cargo de ministro, foi travado um debate.
Posteriormente, Zezéu comprou a ideia e realizou várias audiências públicas. Levamos a luta com firmeza, e o senador Walter Pinheiro, que ainda era deputado federal, passou a ser o nosso interlocutor junto ao Ministério da Educação e a presidente.
Na época foram realizadas mais de 30 audiências públicas, que serviram de subsídio para a vinda da Universidade, já que dados foram levantados e direcionados ao MEC, sobre a importância da instituição no Sul da Bahia. No dia 16 de agosto do ano passado, João Bosco foi convidado a participar, em Brasília, do cerimonial em que a presidente Dilma Rousseff anunciou a criação da Universidade Federal dos Sul da Bahia (Ufsba), com sede em Itabuna ecampi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
Por: Sul Bahia News

Nenhum comentário:

Postar um comentário