CUT-PE faz mobilização e protesto em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho nesta sexta

26/04/2012

Ato público será em frente à sede da Petrobrás, em Boa Viagem

Escrito por: Chico Carlos


Nesta sexta-feira (27), a Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE) e  sindicatos filiados vão promover um ato público às 09h, em frente a sede da Petrobrás, que fica localizado no Empresarial Center II em Boa Viagem, próximo ao Shopping Center, em memória ao Dia Mundial das Vítimas de Acidentes de Trabalho que é celebrado no dia 28 de abril.
De acordo com o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Petróleo de Pernambuco e Paraiba (Sindipetro - PE/PB)  e um dos coordenadores do ato, Marcos Aurélio, o evento pretende mostrar que o Complexo Industrial de Suape/Cabo de Santo Agostinho, não é somente desenvolvimento econômico e geração de empregos. “Convocamos a população e os sindicatos para denunciar que no entorno de Suape e na Petrobrás têm pessoas que sofrem acidentes de trabalho quase todos os dias. Queremos alertar a opinião pública sobre trabalhadores que foram acidentados,  sofreram mutilações e outros que chegaram até morrer. Vamos dar visibilidade a este grave problema vivido por trabalhadores e trabalhadoras de todos os setores produtivos do Estado. ” destacou.
O presidente da CUT-PE, Sérgio Goiana, afirmou que no Dia Mundial das Vítimas de Acidentes de Trabalho, serão denunciadas as mortes causadas pelo trabalho como expressão mais contundente da violência sofrida pelos trabalhadores e trabalhadoras, mas também aos transtornos mentais e à dificuldade de reconhecê-los como acidente de trabalho, em especial às barreiras impostas pela pericia médica do INSS. A  campanha pela Humanização das Perícias, lançada no ano passado, continua na ordem do dia”,  enfatizou.
A mobilização contará com as participações de representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Metalúrgicos, Petroleiros, Bancários, Químicos, Educação, Saúde Previdência Social e da Construção Civil, além de outras entidades sindicais que apoiam a manifestação.
Dia 28 de Abril
A celebração do dia de 28 de Abril – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho - surgiu no Canadá, por iniciativa do movimento sindical, como ato de denúncia e protesto contra as mortes e doenças causados pelo trabalho, espalhando-se por diversos países. Esse dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969.
Embora desde 2003 a OIT, consagre a data à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho, o movimento sindical cutista, mantém o espírito de denúncia e de luta que a originou, dando visibilidade às doenças e acidentes do trabalho e aos temas sobre Saúde do Trabalhador em discussão na agenda sindical.

Comentários