Pesquisa revela fraudes, suborno e grilagem na produção de papel e celulose no Brasil

Pesquisa revela fraudes, suborno e grilagem na produção de papel e celulose no Brasil

18/12/2012

Edição especial do Instituto Observatório Social revela crimes das empresas de celulose como lavagem de dinheiro e corrupção

Escrito por: Instituto Observatório Social


O Brasil detém a marca de maior produtor mundial de celulose branqueada. As unidades industriais estão distribuídas entre o norte do Espírito Santo e o sul da Bahia. Nessa região, segundo dados levantados pela pesquisa O FALSO VERDE, as empresas de celulose estão ligadas a diversos crimes, dentre eles lavagem de dinheiro, fraude, corrupção, sonegação de impostos e crimes ambientais e trabalhistas.

Confira aqui a íntegra da reportagem na edição especial de 15 anos do Instituto Observatório Social.

O principal controlador das empresas envolvidas com os problemas é o BNDES, seguido porVotorantim e Fibria. O banco aumentou a injeção de recursos no setor em 2009, em decorrência da crise internacional. Hoje, é o principal investidor em celulose no mundo.

A pesquisa, liderada pelo jornalista Marques Casara, mostra o passo a passo das fraudes e dos crimes tributários, ambientais e trabalhistas ligados à cadeia produtiva da celulose.

Mostra também como as empresas da região falsificaram documentos e se uniram a oficiais do Exército para expulsar moradores que habitavam a região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidatos a vereador do PDT em Eunápolis estão com Robério Oliveira

ENEM- Inscrições até dia 19 de Maio Provas em 5 e 12 de Novembro

SEMINÁRIOS DE PROJETO