SINTREXBEM E SINDICELPA promovem curso

SINTREXBEM E SINDICELPA 
promovem curso


Nos dias 2 e 3 de março aconteceu no Hotel Pioneiro, em Teixeira de Freitas, um curso ministrado por Pérsio Plensack dirigido aos sindicalistas locais e regionais. O encontro promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores na Silvicultura, no Plantio Tratos culturais, Extração e Beneficiamento da Madeira em Atividades Florestais e Indústria Moveleira do Extremo Sul da Bahia (SINTREXBEM) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Celulose, Papel, Pasta de Madeira para papel, Papelão, Cortiça, Artefatos de Papel, Madeira e Assimilados do Estado da Bahia (SINDICELPA) teve como objetivo contribuir na formação dos dirigentes.

Durante este primeiro módulo, a programação abordou, principalmente, o histórico dos sindicatos e a estratégia da negociação – um dos grandes desafios na trajetória de todo sindicalista, confirmam os veteranos. “Percebemos que os jovens dirigentes precisam adquirir uma base de conhecimentos para que possam desenvolve-se ainda melhor”, afirmou Murilo Câmara, membro da diretoria do SINDICELPA, ressaltando o talento nato da maioria.  

A turma composta de 35 pessoas, entre as quais cinco mulheres, reuniu também alguns funcionários de sindicatos. Para o diretor da SINDICELPA, o intuito foi de que pudessem conhecer a rotina da classe, um aprendizado capaz de fazer a diferença no dia a dia das entidades. “Amanhã, quando atenderem aos trabalhadores na sede sindical, já estarão familiarizados com a realidade do setor”, concluiu.
“Consideramos satisfatória a presença dos colegas que se preparam para voltarem nos dois próximos módulos, por enquanto, sem data definida”, antecipou Silvânio de Oliveira, presidente do SINTREXBEM. Questionado a respeito da paralisação dos vigilantes, o sindicalista chamou a atenção da população para se interar da situação da categoria que recebe baixos salários apesar de arriscar a própria vida.
Os demais sindicatos participantes do evento foram: SINAP, SINDBANCÁRIOS, SINDEC, SINDSAÚDE, SIND-ITA, SINDILIMP, SINTICEL, SINDVIGILANTES e SINDISERVIM.
Arte-educador à frente do curso
Pérsio Plensack recebeu convite dos organizadores para ministrar o curso pela primeira vez em Teixeira de Freitas. O arte-educador e pedagogo que esteve outras ocasiões no município de Eunápolis, possui na bagagem 19 anos de formação sindical. Atuando no Sindicato Nacional dos Papeleiros (SINAP) desde o ano de 2005, o profissional apresentou uma proposta de programação flexível.
“Até os horários do início e término do módulo, os participantes pactuaram coletivamente”, explicou. Na programação geral a abordagem de conceitos importantes para a classe trabalhadora, através de linguagem acessível, foi o grande diferencial do curso. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidatos a vereador do PDT em Eunápolis estão com Robério Oliveira

ENEM- Inscrições até dia 19 de Maio Provas em 5 e 12 de Novembro

SEMINÁRIOS DE PROJETO